quinta-feira, 19 de julho de 2007

A Segunda Guerra Mundial

As tensões iniciaram, provocadas pelo descontentamento da Alemanha e da Itália, que se consideravam prejudicadas pelo Tratado de Versalhes.
O líder alemão Hitler pretendia impor uma "nova ordem" na Europa, baseada nos princípios nazistas da suposta superioridade alemã pretendendo eliminar judeus, ciganos, homossexuais e deficientes físicos.
Achamos condenáveis as idéias desse líder que se considerava superior a outras raças e considerava a guerra como um caminho único para o desenvolvimento do país.
Hoje a humanidade deveria evitar líderes com essa política de guerra, construir um mundo de paz.

Estado novo


As Várias Faces de um governante

Getúlio Vargas criou o Estado Novo que baseava-se nas idéias do regime fascista italiano, ou melhor era uma ditadura. Na qual foi criada uma constituição apelidada de ‘polaca’, que dava poderes amplos ao presidente, tanto dos órgãos legislativos como judiciários. Por isso, os integralistas apoiaram Getúlio, eles eram a favor de uma ditadura no Brasil. Assim como estava acontecendo na Alemanha e na Itália países controlados por partidos nazifascistas. Manter a boa imagem não era fácil, por isso, Getúlio criou o DIP (Departamento Imagem e Propaganda), no qual ele controlava todos os artigos publicados, podendo censurar tudo que prejudicasse seu objetivo. Até mesmo letras de músicas foram censuradas, só era permitido que se mostrasse o bom presidente, o governante das massas populares. Para as massas populares, onde a maioria eram trabalhadores, Getúlio era um homem de enorme carisma e um grande líder. Pois foi ele que oficializou no ministério do trabalho 118 leis visando regulamentar as relações entre patrões e empregados.
Lei essas que regulamentaram a carteira de trabalho assinada, o horário de trabalho, férias, descanso semanal remunerado, trabalho de mulheres e menores. Mais tarde essas leis fariam parte consolidação das leis de trabalho.